14/06/2009: CONCERTO AO AR LIVRE - ORQUESTRA FILARMÔNICA DE JARAGUÁ DO SUL
|
LOCAL - Praça Ângelo Piazera
INGRESSOS - Acesso gratuito
O concerto vai apresentar ao público um programa variado, contendo algumas das mais especiais obras compostas para orquestra sinfônica. No repertório, destaque para a Abertura 1812: uma emocionante e entusiasmante obra orquestral de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) comemorando o fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a subsequentemente devastação da Grande Armada de Napoleão. A obra é mais conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões reais.
A composição se baseia num antagonismo entre a inicial vitória francesa e a posterior revanche russa. A França é musicalmente representada pelo tema de La Marseillaise, hino da Revolução Francesa. A posterior vitória russa no mês seguinte, é representada por um diminueto do hino czarista Deus Salve o Czar e é seguido pelo sonoro e clássico troar de canhões. Porém, após a Revolução do sovietes e a conseqüente extinção do hino czarista, a obra sofreu modificações, sendo o tema original substituido, por exemplo, por Glória de Glinka, uma ópera de Ivan Susanin.
Patrocinado pela WEG, por meio da lei federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet, o projeto "Caminhos da Música" tem como objetivo levar a música orquestral aos mais variados públicos em Jaraguá do Sul e região. O mesmo concerto será apresentado no dia 13 de junho, na praça Hercílio Luz (Biergarten), no centro de Blumenau.
PROGRAMA G. Rossini - Abertura La Gazza Ladra G. Bizet - Abertura Carmen F. Suppe - Abertura da Cavalaria Ligeira J. Strauss - Valsa do Imperador P. Tchaikowsky - Abertura 1812
|
Rua Quintino Bocaiúva - S/Nº, Centro
Atrás do Museu Histórico Municipal Emílio da Silva